quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sefa lança AIDF on line

A Secretaria da Fazenda (Sefa) iniciou na  segunda-feira, dia 8/11, o novo serviço on line no Portal de Serviços na internet :  a Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) o serviço com maior demanda nas unidades fazendárias.
“A  informatização da AIDF  pela Internet será  realizada em três etapas, isto é, são três serviços diferentes até a finalização do pedido. A AIDF  deixará de  ser presencial e vai funcionar  somente pelo Portal de Serviços na internet (www.sefa.pa.gov.br). Ou seja, a empresa deverá se cadastrar no site da Sefa para acessá-lo”,  informa o secretário Vando Vidal.
Até setembro de 2010 foram liberadas 30.691 AIDFs  representando 14.580.770 documentos fiscais. A estratégia de oferecer serviços on line é parte do Programa Inovar Fiscal, de inovação da gestão fazendária, e tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento na Sefa,   simplificando  e agilizando os procedimentos, visando alcançar maior  transparência e eficiência da administração fazendária.
A sistemática será a seguinte: a gráfica faz o pedido, o contribuinte confirma a solicitação pelo sistema e a  Sefa libera a autorização para a gráfica. Caso não haja qualquer pendência a resposta ao processo sairá em um dia. Para acessar ao sistema será necessário que o usuário esteja habilitado  no Portal de Serviços da Sefa (http://www.sefa.pa.gov.br/).
Hoje  a solicitação para autorização de impressão de documentos fiscais representa 40% dos serviços presenciais realizados nas unidades de coordenação fazendárias regionais, e ocorre de forma manual. O estabelecimento gráfico protocola o Pedido de Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (PAIDF), assinado pelo contribuinte. Após a análise do processo a AIDF é liberada, e no prazo de  60 dias o gráfico solicita a confirmação da autorização, mediante cópia da 3ª via da AIDF assinada pelo contribuinte. 
“A análise manual da AIDF  demanda tempo, e com o novo serviço as verificações serão mais rápidas. Teremos mais transparência, porque o contribuinte vai saber exatamente o que está sendo solicitado, e comodidade porque as gráficas não vão mais precisar se deslocar para fazerem a solicitação. Todo o processo será feito  on line,  com segurança”, explica a diretora de Arrecadação e Informações Fazendárias da Sefa, Edna Farage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário