sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Clubes do Pará na Copa do Brasil 2013


Cametá - Campeão do Estadual 2012
Remo - Vice-campeão do Estadual 2012
Águia de Marabá - 3º colocado no Estadual 2012


86 participantes de 26 estados e do Distrito Federal disputarão a 25ª edição da Copa do Brasil de Futebol entre março a novembro de 2013. O campeão da Copa do Brasil de 2013 garante uma vaga à Copa Libertadores da América de 2014.

A Copa do Brasil de 2013 terá mudanças significativas em relação à edição anterior com o objetivo de se tornar mais atrativa e ter a participação dos grandes clubes do país. As principais mudanças da Copa do Brasil a partir de 2013 são:
• Participação dos clubes que disputam a Copa Libertadores do mesmo ano.

• Aumento do número de participantes de 64 para 86.

• Duranção extendida. A Copa do Brasil será disputada de março a novembro.

• Serão agora sete fases. Até 2012 eram seis fases.

• Nas primeiras fases os 80 clubes em sistema eliminatório disputam 10 vagas.

• Nas oitavas de final os 10 clubes classificados das fases anteriores se juntam aos 6 clubes brasileiros da Copa Libertadores. As quartas de final, semifinal e finais continuam no sistema eliminatório.

• Se o Brasil tiver apenas cinco vagas na Copa Libertadores o sexto clube será definido pelo ranking nacional de clubes da CBF. O melhor colocado neste ranking disputará a Copa do Brasil.

• Quatro dos oito clubes eliminados nas oitavas de final da Copa do Brasil garantirão uma vaga à Copa Sul-Americana do ano seguinte. O critério de classificação será de acordo com a classificação do Campeonato Brasileiro do ano anterior.

Entre as edições de 2001 a 2012 os clubes que participam da Copa Libertadores não disputam a Copa do Brasil. Como o campeão da Copa do Brasil tem vaga garantida na Copa Libertadores do ano seguinte, esta situação criou a impossibilidade de um mesmo clube vencer a Copa do Brasil por dois anos seguidos. O que ainda não havia ocorrido antes de 2001.

Em 1º de dezembro de 2011, a CBF confirmou o retorno da participação na Copa do Brasil dos clubes que disputam a Copa Libertadores no mesmo ano. Os clubes poderão disputar os dois torneios a partir de 2013. A Copa do Brasil também terá outras mudanças como: aumento do número de participantes para 86, mais fases, maior duração do campeonato (de março a novembro) e a participação dos clubes que disputam a Libertadores em fases adiantadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário