terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como fazer o seu fluxo de caixa crescer



Não é o volume de vendas o maior problema para o equilíbrio das contas nas pequenas empresas. É manter um fluxo de caixa positivo. Se o dinheiro não está disponível quando você precisa, fica muito mais difícil cumprir os compromissos com fornecedores, financiadores e, consequentemente, com os clientes.  Então, você recorre a empréstimos, aumenta as despesas e acaba estrangulando ainda mais o caixa. Como escapar dessa armadilha? Carol Tice, do portal norte-americano Entrepreneur.com tem a resposta, com essas seis dicas para acertar o seu fluxo de caixa. Veja a seguir.
1- Pague as contas quando elas vencem, não antes – Somente pague contas antes do vencimento se receber algum desconto ao fazer isso. Se não, deixe o dinheiro no banco até o dia do vencimento.
2- Negocie prazos melhores – Se o seu caixa está sempre negativo por volta do dia 15, por exemplo, renegocie os seus prazos com fornecedores para que algumas sejam pagas somente no dia 30.
3- Faça sua lição de casa – Investigue o passado financeiro de clientes e compradores. Peça referências e confira se são verdadeiras.
4- Seja criterioso ao oferecer crédito – Se você está na dúvida se deve oferecer crédito a algum de seus clientes, não o faça. Ou ofereça crédito para uma quantia pequena, a título de teste.
5- Corte despesas desnecessárias – Tenha um propósito claramente definido para cada despesa. Reveja também as despesas recorrentes periodicamente para confirmar se elas ainda são necessárias.
6- Reformule a sua política de estoque – Um erro comum entre pequenos varejistas é estocar grandes quantidades sem necessidade. Determine quais são os itens com maior rotatividade e melhor margem de lucro, e concentre a maior parte das compras neles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário